26 julho 2014

Eu li: Coração de Tinta


  Título: Coração de Tinta
  Título original: Tintenherz
  Autora: Cornelia Funke
  Editora: Cia. Das Letras
  Páginas: 456
  Ano: 2009


  Como começar a falar de Coração de Tinta? Bem, é um livro sobre livros. Se você gosta, ama ou é obcecado por leitura com certeza vai gostar deste livro. Para os mais moderninhos a capa pode não chamar muita atenção logo de cara, mas se der uma olhadinha na sinopse vai querer lê-lo.


  O livro conta a história de Meggie, uma garota de doze anos que mora com seu pai e seu pai, que ela carinhosamente chama de Mo, desde que sua mãe desapareceu quando ela tinha três anos. Mo é um restaurador de livros. Meggie gosta de chama-lo de médico de livros, ele trocas suas capas, remove as traças e os encaderna para que eles ainda sejam lidos por muitos e muitos anos. Vivendo cercada por livros Meggie herda de seu pai o amor por eles.
  Mas Mo esconde um segredo. Ele nunca lê em voz alta, por isso ensinou Meggie a lê-los por conta própria desde muito cedo. A menina não entende o motivo de seu pai, apesar de amar ler, nunca ler em voz alta.
  Meggie e Mo vivem uma vida tranquila e feliz até que uma noite um homem aparece na porta de sua casa. Seu nome é Dedo Empoeirado. Escondida, Meggie houve a conversa entre seu pai e o estranho homem com cicatrizes no rosto. Ele diz algo sobre um tal de Capricórnio, que aparentemente é bem perigoso e que ele está atrás de um livro chamado "Coração de Tinta". No dia seguinte, sem qualquer explicação, Mo decidi fugir com Meggie. Eles vão para a casa de Elinor, uma tia ranzinza que é totalmente obcecada por livros. Ela transformou sua mansão em uma enorme biblioteca, substituindo as paredes por estantes (eu fiquei com uma invejinha dela).  O objetivo de Mo é esconder o misterioso livro que parece ser o motivo de toda aquela agitação na biblioteca de Elinor, mas o plano acaba por falhar. Os homens do tal Capricórnio os encontram e levam o livro e Mo, além de queimarem alguns livros de Elinor (confesso que fiquei com dor no coração só de imaginar a cena). Quando Dedo Empoeirado aparece novamente Meggie pede para ele leva-la para a aldeia de Capricórnio para resgatar seu pai. É a partir daí que a verdadeira aventura começa.
“E Mo começou a preencher o silêncio com palavras. Ele as tirava para fora das páginas, como se elas estivessem esperando apenas por sua voz – palavras longas e breves, altivas e ternas, ronronantes, rumorejantes. Elas dançavam pelo quarto, pintavam imagens de vidro colorido e faziam cócegas na pele.”
  O segredo de Mo (calma isso não é um spoiler) é que, quando ele lê em voz alta, elementos da história saem dos livros para o nosso mundo. A coisa é bem louca, mas quem nunca quis ter um encontro com seus personagens favoritos? Tomar um chá dá um passeio no parque, perguntar o que aconteceu depois do fim do livro... O dom de Mo é simplesmente o sonho de qualquer leitor. Para Mo ele é mais uma maldição do que um dom, mas mesmo assim muita gente ia querer ter esse poder.


  Os personagens são bem elaborados, até os secundários. Em alguns livros os personagens secundários estão ali só para preencher um espaço ou para fazer numero, mas em Coração de Tinta eles são parte importante da história e as vezes te conquistam mais que os personagens principais.
  Tem personagem para todo mundo se identificar. Meggie se você gosta de ler, Mo se você gosta de ler e cuidar de livros, Elinor se você é totalmente obcecado por eles, Dedo Empoeirado se você é mais aventureiro, Capricórnio se você é mais maléfico, até pros mais lerdinhos tem Basta e Nariz Chato.
  Assim como os personagens os cenários também são elaborados e conquistadores. A autora descreve tudo com muita clareza. Não tinha lido um livro em que conseguisse imaginar tanto os cenários desde Harry Potter. Alias, Cornelia narra todo o livro de uma forma quase poética. Ela consegue fazer você ver exatamente o que ela quer. Com o jeito único de ela escrever não tem como não se apaixonar por sua obra.


  Um detalhe interessante do livro é que cada capítulo se inicia com uma citação de um livro diferente. Isso destaca Coração de Tinta de outros livros de aventura. Confesso que nunca tinha lido um livro assim. Eu amei isso, pois através deste livro pude conhecer vários outros.
  Para os mais preguiçosos foi feita uma adaptação para o cinema, mas tenho que dizer que me decepcionou e é bem melhor ler o livro.
  Com personagens incríveis e reviravoltas mais ainda, Coração de Tinta é um livro pra entrar na sua lista de favoritos. Um livro que fala sobre livros por si só já é um sonho de leitura pra qualquer um que goste de ler, ainda mais quando os personagens saem de suas páginas.

8 comentários:

  1. Que segredo louco!! Também quero kkkkkkkkkkkk quero muito ler esse livro. Não assistiria o filme, não assisto muitos e se posso sempre opto pelo livro!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, ele é perfeito e vc não vai se arrepender. E o filme nunca é tão bom qnto o livro, mas vale a pena ver sem compromisso.
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  2. Nossa, essa resenha ficou muito boa! Certa vez assisti um pedaço do filme, no meio, mas quando descobri qual era parei de ver (não gosto de assistir quando tenho planos de ler o livro). Por sorte não lembro da cara dos atores, assim posso imaginar as personagens como quiser haha. Minhas expectativas com o livro melhoraram muito! Infelizmente, com a faculdade e trabalho tomando tanto do meu tempo, ler se tornou um luxo, mas espero poder mergulhar nessa história em breve.

    Beijos, Twi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah assim que tiver um tempo leia, pois vale realmente a leitura. Sei como é essa coisa de ficar sem tempo. Nao faço faculdade, mas no primeiro semestre estava trabalhando e estudando e fazendo curso ai fiquei sem tempo pra nada, mas sempre dava aquelas escapulidinhas pra ler srsrsrsrsrsrsrs. Espero que vc tenha a oportunidade de lê-lo logo. Obrigada pelo comentário

      Excluir
  3. Ahhhhhhh eu vi um pedacinho do fime que fizeram desse livro...A única coisa que conseguia pensar era " esse livro deve ser apaixonante" ai desliguei o filme porque não curto ver o filme antes do livro.
    lembro que fiz uma anotação mental para compra-lo...mas eu esqueci completamente!!!!!
    Agora que li com calma como realmente é a história necessito dele agora mesmo!
    Mello Chan você é muito boa com resenhas!

    p.s- seu novo blog não gosta de mim T____T ele não me deixa segui-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc tem razão, ele simplesmente te prende. Compre sim, vc não vai se arrepender. Ah obrigada rsrsrsr
      Ah deve ser pq vc já segue ele. Tipo eu mudei o url do antigo blog pra nao ter de fazer outro.

      Excluir
  4. OMG, você não tem noção da vontade que eu tenho de ler esse livro 'o' por que eu AMO o filme, amo de paixão, eu até tenho o dvd. E eu não sabia que era um livro e agora eu quero muito ler!
    Beijos, Lili ;3
    Clique e vá ao Princesa Teen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente vc realmente precisa ler este livro então. Sabe como é, não desmerecendo o filme, mas o livro é sempre melhor. Acho que vc amar assim como eu amei.

      Excluir