18 agosto 2014

Agosto, o mês do azar?

Uma frase de incentivo pra você não ficar muito azarado depois de ler este post.
  Todo mundo fala que agosto é o mês do azar, mas será que o coitado merece essa fama?

Por que agosto tem má fama?

  Herdamos a tradição dos nossos colonizadores portugueses. No século 16, época das grandes navegações, era nesse mês que as caravelas iam ao mar. Assim, as namoradas dos navegadores nunca casavam em agosto já que, além de não poder desfrutar da lua-de-mel, poderiam passar rapidamente da condição de recém-casadas para a de viúvas. Segundo o escritor Mário Souto Maior, a tradição se consagrou com a frase “casar em agosto traz desgosto”, que foi resumida para nossa conhecida “agosto, mês do desgosto”.
  O romanos, no século 1, acreditavam que um dragão passeava pelo céu noturno em agosto (mês, aliás, batizado por eles em homenagem ao imperador Augusto). O monstro nada mais era do que a constelação de Leão, mais visível nessa época do ano.

Alguns fatos que podem ter contribuído:

O que é que a baiana tem?


 A pergunta, título de canção consagrada, parecia instigar a multidão (cerca de meio milhão de pessoas) que acompanhou o cortejo fúnebre de Carmen Miranda, em 5 de agosto de 1955. De maio de 1939 a 1953, Carmen Miranda atuou em inúmeros filmes de Hollywood, além de se apresentar em programas de rádio e de televisão, casas noturnas e cassinos, chegando inclusive a a fazer parte de um show na Casa Branca. Quando morreu seu corpo foi transladado para o Brasil.

Hiroshima


Em 6 de agosto de 1945, o mundo tomou conhecimento de uma nova arma de guerra, cujo poder de destruição era maior do que tudo anteriormente visto. A bomba atômica foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima por um bombardeiro B-29 (foto). O avião foi batizado com o nome de Enola Gay, homenagem à mãe de seu comandante. As estimativas do primeiro massacre por armas de destruição maciça sobre uma população civil apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima.

 Massacre em Paris


 Eis mais uma razão pela qual agosto pode ser considerado nefasto: em 24 de agosto de 1572, ocorreu o massacre de São Bartolomeu em Paris, que nos dias seguintes espalhou-se por outras cidades. Católicos, sob incitação dos reis da França, atacaram os protestantes. O número de mortos é estimado entre 5 e 30 mil.

Guerra de Trincheiras


Faltando três dias para o início do mês de agosto de 1914, o Império Austro-húngaro bombardeou a Sérvia. A política de alianças arrastou outros países para o conflito dando início a Primeira Guerra Mundial, que se estendeu até 1918, numa guerra de trincheiras, com os soldados a se bombardear a partir de buracos no solo.

Nazismo


O mês de agosto se prolongou no ano de 1939: em 1º. de setembro, Hitler invadiu a Polônia e teve início a Segunda Guerra Mundial. O conflito se estendeu até agosto de 1945 e teve um saldo de mortes estratosférico: cerca de 40 milhões, das quais 6 milhões podem ser atribuídas ao racismo nazista, que promoveu o holocausto contra os judeus.

Rodolfo Valentino


Rodolfo Valentino morreu em 23 de agosto de 1926. Apesar de não ser muito conhecido hoje era um dos astros mais populares da década de 1920. Para ter ideia de sua influencia, sua morte provocou uma comoção popular comparável a da morte de Michael Jackson. Valentino protagonizou sucessos nas telas como "O Sheik" e "Sangue e Areia".

Suicídio


No Brasil o oitavo mês do ano veio com momentos de crise: em 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas se suicidou em resposta aos ataques de seus opositores. O impacto provocado pela notícia e a divulgação da carta-testamento foi intenso: manifestações populares de apoio a Vargas estouraram em todo o país.

J.K


Num acidente de carro, na via Dutra, perto de Resende (RJ), o 22 de agosto de 1976 nos levou o popular presidente Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília. Cassado pela ditadura, seu funeral foi marcado por manifestações de massa, apesar da proibição do AI 5 a qualquer movimento em torno de elementos punidos pelo regime militar.

Olha o ventinho...


  Protagonista de uma das cenas mais famosas do cinema, Marilyn Monroe, símbolo sexual do século 20, morreu em 1962, no dia 5 de agosto. Tinha 1,66 metro de altura, 94 cm de busto, 61 de cintura e 89 de quadril. Atriz de "Os Homens Preferem as Loiras", na verdade, tinha os cabelos pintados

  Além dos citados acima tem muitos outros como: Desastre: Início da Primeira Guerra Mundial
no dia 1º de agosto de 1914 e Desastre: Início da construção do Muro de Berlim em 13 de agosto de 1961.

E então, você acha que agosto merece a má fama?

Fonte: super.abril.com.br / educacao.uol.com.br

14 comentários:

  1. :OOOOOOOOOOOO meu não sabia que tudo isso tinha sido em agosto!! ahahaha chega logo setembrooooo hahahahaha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que já está acabando kkkkkkkk

      Excluir
  2. Caraca, o único motivo por não gostar do mês de agosto é por ele ser o mês que mais aparece aranhas (aquelas enormes), não sabia desses fatos trágicos, não acho o mês de Agosto o mês do azar, por mais que seja o mês que as aulas retornam, várias pessoas que gosto fazem aniversário!

    Abraços, Crazy Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm detesto aranhas, tai mais um motivo pra eu ficar com o pé atrás com agosto. Espero que elas fiquem kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. eu não não sabia que tudo isso tinha acontecido no mês de agosto. fiquei curiosa com o primeiro fato: dizem que agosto é o mês das noivas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é neh? Bem, eu não me caso ema agosto só por via das duvidas :v

      Excluir
  4. Nosa, tudo isso aconteceu em Agosto? *oo* É realmente bem tenso, em agosto deste ano já morreram dois famosos, mas eu não sei se é pelo fato do mês, mas que é muita coincidência, é, rs.
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, mais dois pra lista. Ainda bem que já esta acabando.

      Excluir
  5. Ai que medo ! Esta parecendo esta feira 13 meu !!!
    Nossa ficou muito bacana e fiquei meio boba com tanta coisa que aconteceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Quanto mais eu pesquisava mais me surpreendia com tanta coisa que aconteceu nesse mês

      Excluir
  6. não vejo agosto com esse olhos, não sabia que tinha acontecido tudo isso nesse mes O.o a unica coisa que lembro em agosto é a vacinação contra raiva nos bichos kkkk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk é, a vacinação é importante neh?

      Excluir
  7. Tenho de admitir, agosto parece ser um mês pesado. Só esse ano, nesse mês muitas pessoas cometeram suicídios, aconteceram muitos acidentes e tal. Sem contar os do passado que você citou. Mas não concordo que agosto mereça tal má fama até porque nasci em um mês de agosto x.x
    Beijos, l0nely-star.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos alguma coisa boa aconteceu kkkkkkkkk. Realmente é um mês pesado

      Excluir