23 agosto 2014

Eu li: Fallen

Livro 1 - Fallen - Lauren KateTítulo: Fallen
Título original: Fallen
AutoraLauren Kate
EditoraGalera
Páginas406
Ano2010
Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.

"Depois dos vampiros e os lobisomens parece que a moda da vez são os anjos."

  "Sexy, sublime e assustador..." essa é a opinião de P.C.Cast, a autora da série House of Night, sobre Fallen. Quando peguei Fallen para ler esperava chegar ao fim das história com essa mesma impressão, mas não foi bem assim. Não que ele seja um livro ruim, pelo contrário, é um bom livro, mas não correspondeu a todas as minhas expectativas.   Eu nunca fui muito ligada em anjos. Eles só começaram a chamar atenção mesmo depois que li A Batalha do Apocalise( Um ótimo livro falando nisso).


 A história começa com nossa heroína chegando a sua nova escola: o reformatório Sword & Cross.  Isso já me chamou atenção na história, pois de inicio ela me parecia uma jovenzinha bem problemática. Quem sabe que tipo de coisa ela poderia ter feito para ir parar em um lugar como este? Mas ao longo do livro Luce se revela uma garota bem normal jogada acidentalmente num livro de ficção. Como é clichê em todos os romances adolescente a garota nova conhece uma garota maluqunha que decide se tornar sua melhor amiga decide se tornar sua melhor amiga e uma amiga mais comportada para equilibrar as coisas. No nosso caso a amiga maluquinha é Ariane que de inicio parece inofensiva e doce, mas logo nos primeiros capítulos começa a mostrar suas garrinhas. Começa pedindo para Luce cortar sue cabelo e termina socando uma garota enquanto é eletrocutada. Se de um lado temos a excêntrica Ariane do outro temos Penn: tímida, CDF e esperta filha do falecido zelador da Sword & Cross. Digamos que Penn é nossa fonte de informações. Ela é uma das minhas personagens favoritas. Me apeguei bastante a ela ao longo da história. Sempre gosto dos personagens nerds, pena que eles não são tão valorizado...
  E como não podia faltar em um bom romance teen temos dois pretentendentes lindos e incríveis: Daniel e Cam. De inicio Daniel é rude com Luce e isso parece atrai-la ainda mais para ele (sei lá, mas parece que essas protagonistas gostam de serem chutadas, sei lá, só acho). Já Cam é totalmente o oposto de Danile: atencioso, gentil e faz todas as vontades de Luce. Mas é claro que ela é atraída por Daniel como se ele fosse um imã gigante.


  Dos outros personagens secundários destaque para Molly, Gabe, Randy, Rolando e Srta. Sofia.
  Mas não se enganem, em Fallen ninguém é o que parece ser. Eu já tinha perdido um pouco do interesse, mas quando os personagens começara a me surpreender eu praticamente devorei as páginas do livro.


  A história se passa praticamente toda em Sword & Cross que não é nenhuma Hogwarts da vida, então não se tem muito que se falar dos cenários. A maior parte do tempo estamos nos dormitórios, na biblioteca ou no cemitério ( sim a escola tem um cemitério).
  O fim não é tão surpreendente. Você meio que já sabe o fim da história, uma coisa "muito Crepusculo". Não tem tantas revelações, na verdade e praticamente deduzi como seria o final na metade do livro. As surpresas ficam mesmo por conta dos personagens que fazem você sentir tão enganados quanto a protagonista.

  Fallen não entrou para minha lista de favoritos, mas é uma leitura qua vale a pena.

6 comentários:

  1. Eu já vi muita gente falando sobre esse livro e tenho muita vontade de ler mas nunca encontro :/

    Beijos | explosioncupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei ele na escola. Olha se vc ta querendo comprar na Avon da ultima vez que eu olhei estava vendendo por uns 15 reais.

      Excluir
  2. Eu conheço a saga, mas nunca cheguei a ler. Alguns amigos me dizem que a saga é massante, fica na mesmice, mas eu não tiro conclusões precipitadas assim haha
    Sua resenha ficou ótima, um dia eu tomo coragem e compro pra ler.
    Beijoos || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, a coisa foi ficando bem chata pra mim, mas quem sabe voce curti.

      Excluir
  3. Andava indecisa entre dar ou não uma chance ao livro, e depois da sua resenha, acredito que irei achar bastante do mesmo que você: final previsível, clichés à lá crepúsculo, mas personagens minimamente interessantes e coisas que não são o que parecem. Na verdade, acho isso de bastantes livros que já li, nomeadamente os YA. É por isso que agora ando a ler mais fantasia adulta, de um modo geral, são fascinantes. O Nome do Vento é o meu favorito, então fica a dica. Também adorei Incarceron, e atualmente estou a ler um outro livro que me anda a agradar imenso, O império Final, de Brandon Sanderson. Estou para aqui a tagarelar sem sequer saber se você gosta do género, mas enfim, eu acho que são livros que valem a pena, e já que você gosta de ler, talvez não se importe de lhes dar uma chance. Não que tenham muito romance ou coisas assim, mas as personagens e o mundo é tão bem desenvolvido que provavelmente a cativariam tanto como a mim. Além disso, não há finais previsíveis. Na verdade, nem sequer sabemos qual é o objetivo dos protagonistas até estarmos em cima do acontecimento.

    Quanto ao meu blog de desenho... Desculpe, eu realmente não sei mais o que postar, e nem sequer tenho scanner para usar os meus próprios tutoriais. Quanto muito, talvez um dia poste sobre técnicas de pintura. Mas obrigada por demonstrar que gosta tanto dele, e por ralhar comigo por tê-lo abandonado. às vezes essas coisas também são necessárias. E se você tiver sugestões, aceitarei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou nessa coisa de achar os livros muito previssiveis. Hoje em dia ou as coisas estão ficando muito iguais e simples ou eu estou exigente demais.
      Ah eu adoro esse genero. Eu estou lendo atualmente As Cronicas de Gelo e Fogo, que já é um classico e estou gostando bastante. Nada clichê, cheio de surpresas e é uma coisa mais madura. E muito obrigada pelas dicas. Eu não curto muito romance, então acho que vou me dar muito bem com suas dicas. Espero consegui-los logo.
      Ah tudo bem, eu te perdoo por isso srsrsrsrsrsrsr. Eu entendo, bem, espero que você consigo desenvolver mais suas tecnicas pra poder postar logo :D

      Excluir