26 agosto 2014

Origens: Expressões do dia a dia

Testando modelos de imagens.... Ficou bom ou desisto?
  Olá pessoal. Antes de começar a postagem, quero dizer que minha Onee-chan criou um blog sob minha recomendação e estreou ele hoje. Quem puder passar lá e dar uma olhada. Ela está começando agora, mas acho que vão gostar bastante do blog. Aqui esta o link  Meu Mundo by Lub. Mas vamos a postagem de hoje.
  Você sempre usou expressões como a beça, melindrosa, lua-de-mel, nerd e muitos outras, mas alguma vez se perguntou de onde elas vieram? Palavras e expressões comuns do nosso dia-a-dia podem ter origens bem curiosas e até engraçadas. Confira algumas:


Nerd

Untitled | via Tumblr

  Hoje o nerd está em alta. O estilo está sendo adotado por gente que nem sabe quem é Douglas Adams (desabafo básico), mas antes o nerd era visto como o cara esquisitão, a garota que se enfiava nos livros e ninguém queria namorar. Bem, nos usamos essa palavra com muita frequência, mas de onde ela surgiu? No livro If I ran the zoo ( Se eu dirigisse o zoológico ), lançado em 1950, esse era o nome dado a um humanóide alto, magro e vesgo. Como resultado, a palavra passou a ser aplicada a jovens que tinham essas características. Porém, o termo apenas tornou-se popular em 1984, como o lançamento do filme A vingança dos nerds .

Dia D


  O Dia D mais famoso da História se deu em 6 de junho de 1944, data do desembarque das forças norte-americanas na praia da Normandia, na França, a fim de livrar a Europa da ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. É conhecido como o dia crucial, a data de realização do evento após a aprovação final pelos militares. No jargão militar leva em consideração tanto os preparativos para o início da operação  quanto as consequências. Como é difícil e inseguro divulgar uma data específica para colocar os planos em prática, o termo “Dia D” acabou ganhando popularidade no meio militar e, por isso, outras operações ganharam letras diferentes.

Baderna


  Geralmente usamos a palavra baderna  quando alguém está fazendo uma confusão, mas você sabia que a expressão se originou do nome de uma bailarina? Seu nome era Marietta Baderna e fazia muito sucesso no Teatro Alla Scalla, de Milão. Ao apresentar-se no Brasil, em 1851, causou frisson entre seus fãs, logo apelidados de “os badernas”. O sobrenome da artista, de comportamento liberal demais para os padrões da época, deu origem ao termo que significa confusão, bagunça.

Merda


  A palavra "merda" que nos utilizamos hoje para expressar nossas indignação e insatisfação era utilizada por artistas de teatro para desejar boa sorte, acredita? No teatro antigo ( e ainda nos dias de hoje), merda era utilizada na linguagem entre artistas de teatro para desejar boa sorte antes da entrada em cena. A expressão é de originada da linguá francesa "merde", entre os séculos XIX e XX. Originou pelo fato do público chegar ao teatro de carruagem puxadas a carruagem puxadas por cavalos e por isso se amontoava muitas fezes no local de entrada. Os artistas ironizavam que havendo "muita merda" na entrada haveria "muita sorte" no espetáculo. Na linguá italiana se fala igualmente merda.

Lua-de-mel

casamento

 A Lua-de-mel talvez seja o momento mais esperado pelos noivos depois da cerimonia do casamento, todo mundo sabe o que é, e eu não preciso explicar né gente? Bem, na Babilônia, há mais de 4 mil anos, se comemorava a lua-de-mel durante o primeiro mês de casamento. Durante esse período o pai da noiva oferecia uma bebida alcoólica feita da fermentação do mel e como os babilônicos contavam a passagem do tempo por meio do calendário lunar, as comemorações ficaram conhecidas como lua-de-mel.

Almofadinha

Lovely
Filme muito bom
  O termo "almofadinha" é usado para designar rapazes que se ventem, digamos, muito elegantes. Antigamente, era usado para jovens que usavam paletós acintados e calças de boca estreita que era considerado muito elegante logo após a Primeira Guerra. Mas a expressão só ganhou popularidade quando surgiu um concurso em Petrópolis ganhava o rapaz (que geralmente era afeminado) que bordasse e pintasse a mais bela almofada. Sim, existiu um concurso desse gente, e sim, tinha cara que participava dele.

Melindrosa

Untitled

  É bastante conhecido o vestidinho de cintura baixa e longas franjas em festas à fantasia ou de época. Mas a origem do termo vem da canção “Mimosa”, de Leopoldo Fróes, cuja passagem “Mimosa! Mimosa! És tão bonita e melindrosa! Tens o encanto de uma rosa! Mimosa!” ficou tão popular que passou-se a chamar “melindrosa” as mulheres que andavam sempre arrumadas e na moda nos anos 1920.

  Essas são algumas origens das expressões que usamos no dia-a-dia. Sabia delas? Sabe de outras? Comente ;)

18 comentários:

  1. Conheço algumas sim e eu uso algumas também kkkk, afinal que não fala merda?


    http://blogdacristtine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Falo alumas dessas gírias e até conhecia o significado de algumas. Outras porém me surpreenderam! Algumas também percebi que usamos totalmente com o sentido errado :p


    Beijinhos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei surpresa também com algumas como Merda e Lua-de-mel. Obrigada pela visita

      Excluir
  3. Conheço todas citadas no post, falo algumas dessas gírias também.
    www.Equalizando.com

    ResponderExcluir
  4. Eu conhecia a origem da palavra Merda, também é usado com dançarinos de Hip Hop, eu dançava e sempre antes de subir no palco todos gritavam: Merda! shuash'
    Só alguns outros que eu não conhecia, tipo Baderna, fico imaginando o que essa bailarina pensaria do nome dela sendo usado para esse sentido shauhsa' Por aqui, nós não usamos "Almofadinha" e "Melindrosa", nem nunca ouvi falar -q
    Ótimo post. Até mais!
    Zona Neutra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, essa eu não sabia. Também fiquei pensando nisso, e ainda se ainda tem gente com esse sobrenome em algum lugar rsrsrrsrsrs. Nossa, sério? Por aqui é tão comum. Obrigada pela visita

      Excluir
  5. Muito legal saber, sobre "merda" e outros eu sabia, alguns não ksks'
    Beijooos, Lili *3*
    Clique e vá ao Princesa Teen
    Clique e assista o TOUR PELO MEU QUARTO Clique no "gostei" pra ajudar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que "merda" foi a mais legal de saber neh? É bom sempre aprender coisas novas

      Excluir
  6. Dizer que é um Nerd e não saber quem é Douglas... se mate, apenas isso. Ok, não é para tanto, mas saber quem é ele é, tipo, fundamental. Inclusive, eu necessito urgentemente dos livros dele. A Vingança dos Nerds... nunca vi esse filme, mas dizem que é bom. O JN não. Só sabia da existência dele por causa da escola, Lambda. Adhaudhaudhauda. Mas não sabia da origem da palavra, gostei muito de saber.

    Eu já sabia do Dia D por causa, novamente, do JN. É um evento (posso caracterizar assim?) bem importante, e bem curioso. Gostaria de estudar mais afundo sobre ele.

    Gostei muito de saber das origens, só conhecia a do Dia D. Nossa, eu nunca imaginaria que merda significava isso, haha. No teatro da minha escola eu vou falar isso antes de entrar no palco.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neh? Fico meio boba com esse peseudo nerds que nem sabem quem ele é. Ah eu vou te fazer uma invejinha agora: Eu tenho a coleção completa d'O Guia do Mochileiro das Galaxias srsrsrsrsrsrrss. Eu também fiquei meio abobada com algumas origens tipo a do concurso dos almofadinhas. Ah aposto quando vc falar "merda" ante do teatro da sua escola vao te estranha ai vc diz q é culta kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Só conhecia o dia D e tinha uma ligeira noção do Nerd. Post GENIAL! Foi muito útil, e morri de rir com algumas origens, aposto que a maior parte das pessoas desconhece >.< Nunca vi o filme que você disse que é muito bom, como é que se chama? Vou procurar para ver :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa obrigada. Eu também ri bastante com algumas, tipo almofadinha ou da baderna. Eu desconhecia a maior parte e aprendi bastante pesquisando.Ah se chama Versos de Um Crime, não é um filme cheio de ação, mas vale a pena. :)

      Excluir
  8. Nossa, que post interessante! Nunca vi nada assim antes, não conhecia nenhum dos termos, vai ser bom pra quando eu quiser dar uma de nerd hahaha

    beijos
    Onda Glitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Nossa fico fico lisonjeada com vocês me dizendo que é original, essa é a intenção e acho que consegui. kkkkkkkkkkkk vou trazer mais pra você dar mais de nerd por ai kkkkkkkk

      Excluir
  9. Quase um mês depois do post ser publicado venho aqui comentar ahaha Não lembro se é a primeira vez que venho aqui, mas seu blog é muito bacana, viu? :D
    Foi legal saber a origem de "baderna" e "almofadinha". A de "merda" eu já sabia, porque nós ainda nos desejamos isso antes das apresentações haha Dá muito certo, viu? q

    blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk pelo menos comentou neh? Ah obrigada.Opa, acho que vou começar a usa-la pra algumas coisas rsrsrssrsrsrs

      Excluir