02 agosto 2014

Tipo Menina

 "Por que correr tipo uma menina, não pode significar ganhar a corrida?"

   Porquê ser uma garota seria um insulto?
  Desde sempre as mulheres são taxadas de fracas, frescas, submissas e pior é que muitas meninas acreditam realmente nisso e deixam de fazer milhões de coisas simplesmente porque uma mulher ou menina não deveria fazer aquilo. Mesmo no século XXI ainda convivemos constantemente com o machismo. Por que eu não posso reclamar se alguém mexer comigo na rua porque estou usando short curto? Não me diga que não posso reclamar porque estou provocando, pois homens andam sem camisa o tempo todo e se alguém disser algo e eles reagirem dirão que estão certos. Estão defendendo seu orgulho. Porque não posso defender meu orgulho? Onde está nossa liberdade? Porque somos tratadas apenas como um objeto que tem de ter sempre as mesmas funções e não sermos nada além disso? Mesmo com todo o avanço ainda somos vistas como criaturas que devem seguir as regras sem reclamar, sem pensar.
   Esses dias entrei no blog Até eu vi um video realmente tocante. É uma propaganda da Always que fala exatamente sobre isso: o que quer dizer ser "tipo menina"? Nesse video pedem para pessoas adultas ou meninos fazerem algumas coisas como correr e arremeçar tipo menina. A reação delas é agir de forma de forma debochada. Então a mesma pergunta é feita a garotas mais novas e suas reações nos surpreende, pois são totalmente diferentes das primeiras pessoas. O video é tocante e vale cada segundo. Nos faz pensar no realmente significa ser menina e por que as pessoas tomam isso como um insulto.


 Falando por mim e todas as garotas que conheço e que são " tipo menina": Não somos fracas. Podemos correr e ganhar uma corrida, podemos vencer lutas, podemos jogar futebol, pois temos braços e pernas capazes e força para continuar melhorando. Ser as melhores nos games, em matemática, na politica, pois temos cérebro para continuar aprendendo. Posso morar sozinha e não me casar, não preciso de um homem pra sobreviver. 
  Se você é uma menina eu tenho algo a te dizer: Você não precisa ser fútil e dependente de ninguém. Você não precisa se matar pra ficar bonita ou mudar para que alguém olhe pra você. Você é perfeita do jeito que é e tem potencial. Você pode fazer o que quiser. Não acredite quando eles te disserem que você é fraca, pois você não é. Da próxima vez que te disserem que está fazendo algo tipo menina aceite isso como um elogio. Sim, uma menina pode fazer coisas incríveis e melhor que muitos por ai. Podemos fazer o que qualquer um faz, podemos fazer qualquer coisa. É só querermos e pode apostar que força de vontade nos temos de sobra.

6 comentários:

  1. Olá, Nami. Eu adoro essa propaganda, ela é tão interessante, uma das que mais gostei. E aliás, é um assunto que está sendo bastante comentando na blogosfera.

    Abraços,
    Querida Ilusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é uma das minhas favoritas. É um assunto que tem de ser comentado mesmo afinal é uma realidade nossa. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Achei esse post super interessante e muito bem feito, parabéns!
    Acho que isso de falar que meninos podem fazer coisas que meninas não fazem é uma completa besteira, cada um tem seu estilo e isso faz cada um diferente do outro, ninguém corre igual a ninguém, ninguém anda igual a ninguém etc... As meninas que são boas em games, futebol, matemática, natação e outros são boas nisso e pronto, ninguém pode mudar o que o outro faz, quando alguém pergunta como um menino faz coisas de menina, com toda certeza, eles vão imitar uma pessoa cheia de frescura mesmo que não seja assim como a menina faz, enfim, meninos e meninas podem fazer o que quiserem, do jeito que quiserem, cada um com seu estilo de fazer!

    Beijos :*
    myworld-of-crystal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Detesto essa coisa de esteriótipos, principalmente desse tipo.Como se diz na filosofia: Quando você cria uma imagem da pessoa você a mata, pois ela não vai ser nada pra você além daquilo que você vê e é isso que esta acontecendo na sociedade atual. Espero que mais gente como você perceba o que está acontecendo. Obrigada pelos elogios e pelo comentário.

      Excluir
  3. Muiito legal mesmo*------*
    Eu fico muito chatiada quando alguém diz isso.Não só de meninas também parece que eu por ser mulher, não posso me interessar por nada de "garoto". O pior é que muitas vezes nós mesmas acabamos sendo preconceituosas T-T
    Eu vi uma vez um videio parecido (vou deixar o link)
    Sobre todos os brinquedos de garotas serem referentes ao que elas devem fazer - Serem mães e cuidar de uma casa!
    Aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=Sg4dhYlakJI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo. Principalmente a gente que é nerd e gostamos exatamente das coisas que tacham como sendo de menino não é? Eu simplesmente amei esse video, já divulguei no meu facebook, porque é realmente o que eu estava pensando outro dia.Caramba se eu tiver uma filha eu vou ter de comprar brinquedos de "meninos" pra ela? Espero que se um dia eu tiver filhos o mundo tenha aberto os olhos.

      Excluir