04 setembro 2014

Mangá: Prophecy #01



  Acabei de ler meu primeiro volume de Prophecy e: UAU! Que mangá. A tempos que uma obra não me causa isso. Com um ritmo alucinante e intercalando a visão dos investigadores e dos "infratores" o mangá te prende até a ultima pagina.

Titulo: Prophecy
Autor: Tetsuya Tsutsui
Nº Total de Edições: 03 volumes
Formato: 13,5 x 20,5 cm
Páginas: cerca de 220
Preço: R$ 13,90
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Prophecy é um thriller policial que aborda temas recentes, como redes sociais, ciberativismo e anonymous. A história gira em torno de um misterioso sujeito, com a cabeça coberta por páginas de jornal, que faz anúncios de crimes premeditados através de vídeos postados anonimante em um site de streaming. Quando o que foi "profetizado" começa realmente a acontecer, a divisão de cibercrime da policia japonesa sai em busca do responsável pelos atos. 

  Sendo um thriller policial envolvendo questões polêmicas , Prophecy nos lembra o clássico Death Note. Apenas mais provável do que a história do caderno da morte. O mangá nos traz aquelas questões de o que é certo e errado? Justifica-se cometer um crime contra um criminoso como justiça? Onde termina o bem e começa o mal quando se trata de justiça?
  Prophecy nos traz o ponto de vista de dois grupos de personagens: o departamento de investigação de cibercrimes e o Homem Jornal.
  No departamento de policia temos uma jovem e determinada detetive (e um tanto cruel) e seus dois assistentes. No grupo do Homem Jornal temos seres humanos invisíveis para a sociedade. Pessoa que tiveram sua auto estima destruídas e querem punir qualquer um que queira de algum modo tirar a auto estima de alguém.


  No inicio pode apenas parecer vingança de um bando de mal amados, mas ao decorrer do mangá descobrimos e trágica e brutal história que deu origem ao grupo. O Homem Jornal faz o que muitos de nos já quisemos fazer. Sabe aquela pessoa que faz comentários  preconceituosos ou do tipo " foi estuprada porque quis, com essa roupa também" ou " tinha que apanhar mesmo com essa pose de viado." e tantos comentários revoltantes que vemos pela rede. Quem nunca teve vontade de dar uma surra ou faze-lo passar pelo que a vitima passou pra ele sentir na pele com ela se sentiu? Admito que fiquei um tanto satisfeita com as profecias se cumprindo.



  A história se passa em Tokio e nas províncias ao seu redor. Os cenários geralmente são o departamento de policia, cibercafés e os locais das profecias que variam de grandes redes a apartamentos para alugar.
  O mangá alterna entre o ponto de vista do departamento de policia, o Homem Jornal atual e seu passado. Criando um ritmo de narrativa que não nos cansa ao longo do volume. O mangá tem apenas 3 volumes, então acho que o ritmo está razoável. Nem corrido demais, nem lento demais.



  O 1º volume faz uma ótima introdução a história mostrando, assim como Death Note, o lado da lei e dos justiceiros para escolhermos qual partido vamos tomar. Nos é apresentada a motivação dos justiceiros e como a ideia das profecias começou, nos situando rapidamente na história (e até talvez nos "convertendo" a sua ideologia). Gostei da história, pois mostra que o Japão não é o conto de fadas que muitos otakus assistem em afirmar. Como qualquer pais tem suas falhas no sistema, mesmo que façam de tudo para esconde-las.
  Concluindo, Prophecy é uma obra que a vale a pena acompanhar. Com (infelizmente) apenas 3 volumes parece que vai nos trazer a qualidade que falta em muitas obras de 100 volumes por ai.

16 comentários:

  1. ontem mesmo eu vi esse mangá, so que como estava muito tarde acabei nem indo ler a sinopse, pois estava so a procura de um manga de terror para mim poder dormir xD E que eu amo ler uma manga ou historia de terror antes de dormir.
    Eu acho que vou ler esse mangá, gosto desse tipo de historias que nos mostra os dois lado e no fim deixa que a gente escolha qual e o melhor.
    Com carinho, Hina || Aishiteru em Contos ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, ele é ótimo. Não sei se já leu Uzumaki, mas é uma boa pra quem gosta de terror.

      Excluir
    2. eu terminei de ler o manga, e amei >.<

      Excluir
    3. Que bom que gostou, ele é realmente incrivel

      Excluir
  2. Wooow! Parece muito bom esse mangá! Eu queeeero ;-;

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei com vontade de ler agora. Sempre quis me vingar de atos revoltantes que fizeram comigo, mas na vida real não podemos, pelo menos não como queremos. Por isso gosto de mangás, livros e filmes. Nos permitem ler sobre essas coisas sem causa impactos reais. Adorei a história, vou comprar o mangá o mais rápido possível!

    primavara-soare.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que instiguei sua curiosidade. Eu também gosto muito desse tipo de história. Compre sim, não vai se arrepender.

      Excluir
  4. Não conhecia esse manga, mas pela sua resenha fiquei morrendo de vontade de lê-lo, eu meio que amo esse tipo de historia polemica que mostra justiças feita pela próprias mão e o lado dos policiais que buscam os justiceiros.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito desse tipo de história. Que bom que consegui deixar o pessoal curioso. Leia sim que não vai se arrepender.

      Excluir
  5. Antes que me esqueça, como o seu blog é tão bom, tenho uma pergunta a fazer: aceita afiliação? :)

    Sobre o post, eu nunca tinha ouvido falar deste mangá, mas notei imediatamente uma coisa só pelas imagens que você escolheu: a arte é linda, sendo até bastante realista; e estou a precisar de ler mangás com essa ambientação. thriller policial que, pelas questões que você citou, realmente parece death note, com a diferença de ser muito mais provável de acontecer e plausível, porque eu realmente já tive muita vontade de fazer esses idiotas passar pelo mesmo que as vítimas. Aliás, agora estou extremamente ansiosa para descobrir mais sobre o passado das personagens. As suas resenhas são mesmo muito boas, sabia? Aliás, a única coisa que eu mudaria no blog seria colocar um fundo diferente do branco, tipo um cinza ou bege clarinho, ou algum padrão como estes:

    http://4.bp.blogspot.com/-HwxK7-jpBjY/U_EVNrXVmkI/AAAAAAAAWnw/lXyoKjfM1rI/s1600/fundos-para-blogs--photoscape-ilustra%C3%A7%C3%B5es-cabe%C3%A7alho--lomo-lomografia-coloridas--tumblr-post-ilustra%C3%A7%C3%A3o-postagem%2Beua%2Bstyles%2Bthataschultz012.jpg

    http://2.bp.blogspot.com/-Z4p0EPwT0uE/U_CTbfyxTUI/AAAAAAAAV6s/IhZRdx3ny6Q/s1600/bg2peb.png

    Aliás, pode ver outros aqui, se não gostar recuse, sem problemas, foi só uma dica: http://chuvadehtml.blogspot.pt/2013/11/backgrounds-para-blog.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que aceito sua afiliação. Adoro seu blog. Já vou te colocar na listinha ali do lado. :)
      A arte realmente é linda. Foi uma das coisas que me chamou atenção pra ler. Nem me diga. É cada comentário que vemos pela internet, cada um mais revoltante que o outro. Jura? Eu me acho meio ruim nisso, porque fico um pouco confusa na hora de escrever, onde colocar o que, mas acho que estou no caminho certo. Obrigada. Ah quanto ao background, eu deixo ele assim porque o layout é free ai eu não quis mudar nada além do cabeçalho. Mas obrigada pela dica. Estou querendo fazer um layout e esses que me indicou serão úteis.

      Excluir
  6. Hey hey *u*
    Eu não tenho tanto costume de ler mangás, até porque aqui eu não encontro facilmente e quando encontro são o olho da cara. Sempre tento ler pela internet mesmo. Mas não consigo. Enfim, é complicado...
    Mas me interessei bastante nesse. É o tipo de história que eu gosto, em filmes, livros, animes, etc. Fiquei bem curiosa quanto esse homem-jornal, parece ser o tipo de personagem que me divide, sei lá, que desenvolvo uma relação de amor/ódio, entende? Que nem em Death Note. Eu gostava do Kira, mas era Team L, huehuhde xD
    Vou ler esse mangá. Até vou mostrar pra minha irmã, porque ela também curte *u* Thanks pela dica ;)
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é complicado ler mangá no Brasil. Aqui na minha cidade a um ano atrás não se achava quase nada, mas eu comecei a comprar e incentivei alguns amigos a comprar, então a banca viu que tinha publico e começou a encomendar mais.
      Esse mangá é bom, pois é pequeno, com apenas 3 volumes dá pra ler sem se cansar. Você pegou exatamente a essencia da coisa kkkkk. Eu também sou Tem L.
      Nossa que bom que te incentivei. Leia sim, não vai se arrepender.

      Excluir
  7. Eu vi esse mangá na banda só que nem comprei pq já ia levar a revista da Nintendo que tem um poster lindo do Link :(
    Agora que eu quero ler mesmo depois desse post, adoro assuntos atuais, ainda mais em mangá *--*
    Tou seguindo o blog ^__^

    ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, competir com um poster lindo do Link da revista da Nintendo é complicado. Meu namorado também ama ele.
      Eu também curto bastante esse tipo de assunto. Esse tipo de mangá é muito bom.

      Excluir