27 outubro 2014

A Maravilhosa Vida de Um Leitor #SemanaDoLivro



"Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remedia-los." - Dumbledore

  Dia 29 de outubro, dia do livro. Essa semana comemoramos essa data que é especial pra muita gente. Mais que um amontoado de papel, os livros são amigos e companheiros de muitos. Se você como eu é amante dessa grande fonte de conhecimento e poder vai gostar dessa série de postagens que estou planejando. Se você não gosta de ler, espero que com elas você mude de ideia ou pelo menos se divirta. Hoje eu vim falar da vida de um leitor e um poucos sobre seus queridos amigos. Nem todos os aspectos estão ai no texto, mas você pode completar o texto nos comentários.


"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." -Carlos Drummond de Andrade

  Muita gente diz que não gosta de ler (eu não entendo essa gente), mas creio eu que eles apenas não encontraram o seu livro. Existem livros para todos os gostos. Ficção, aventura, terror, romance, auto-ajuda, religioso, biográfico, técnicos. Uns gostam dos fininhos, outros dos mais grossos e pesados. Uns gostam de páginas grandes, letras pequenas, capítulos longos, folhas amareladas; outros gostam de paginas pequenas, letras grandes, breves capítulos, folhas brancas. Assim como você escolher um amor, você pode escolher um livro com as características que goste para amar.



 "Você mesmo sempre diz que os livros têm que ser pesados, porque o mundo inteiro está dentro deles." - Cornelia Funke

  Livros são a forma mais rápida, barata e incrível de viajar. Com eles você pode ser como o Doctor (Who) e viajar através do tempo e do espaço. Dos Estados Unidos a Londres moderna; da Idade das Trevas a um futuro distante; do Brasil a Terra Média. Com eles você pode conhecer todos os lugares do mundo sem sair da sua cama. Os livro são mundos comprimidos em folhas esperando para saltar direto para sua mente.


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." - André Maurois

  Livros são amigos esperando para serem descobertos. Eles tem suas qualidades e defeitos assim como os humanos escondem segredos e grandes surpresas. Eles irão lhe acolher nos momentos de alegria e tristeza, quando estiver radiante e quando estiver angustiado. Eles não farão discriminação da sua cor, país, idades, credo.


"Ler um bom livro é viajar sem sair do lugar. Mas sair do lugar sem um bom livro não é uma boa viagem." -Paula Vieira Luiz

  E dentro dele você conhece mais amigos ou inimigos. Personagens incríveis estão lhe esperando para viverem juntos grandes aventuras. Você pode derrotar uma mago maligno, viaja em alto mair, fugir de um desastre natural, desvendar mistérios e crimes, derrubar sistemas, criar novos mundos, virar um deus ou mata-los. Você escolhe seus companheiros e embarca na aventura. As vezes você terão desavenças, opiniões contraditórias e até irão querer se separar, mas como bons amigos permanecerão até o fim juntos para descobrir o mistério que rodeia o mundo.


"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma...." - George R. R. Martin

  E se você está entediado da sua vida pacata, por que não viver outra vida? Nos livros você pode ser namorada de um vampiro, um bruxo, um mago da casa da vida, um semideus, um detetive, assistente do detetive, um vampiro, um lobisomem, uma revolucionaria, uma pessoa doente, um mutante, um animal, uma criança, um velho.... existem tantas possibilidades que se eu fosse escrever todas passaria o resto da minha vida aqui escrevendo.


"Quando você abre o livro, é como num teatro: ali está a cortina. Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa." - Coração de Tinta

  Alguns são leitores vorazes que não param até ler a ultima palavra encontrada no livro, outros são mais lentos e saboreiam a leitura devagar, alguns anotam ou grifam as partes que mais gostam e alguns são mais preguiçosos. Mas a vida de leitor não é fácil, para muitos, o grande desafio é achar uma posição para a leitura.  Começamos sentados, nos apoiamos nos cotovelos, deitamos, viramos de bruços, levantamos, viramos e reviramos e quando percebemos estamos quase de cabeça para baixo. Essa é a vida de leitor, quase ser um contorcionista.


"Nunca vou parar de comprar livros. Nunca vou ler todos os livros que tenho para ler. Posso não ter dinheiro, mas sempre terei livros."

  Ah e outro grande desafio do leitor é ter dinheiro. Atire a primeira pedra o leitor que nunca ficou sem um tostão no bolso no mês, mas comprou aquele livro que estava namorando a tempo. O sonho de todo leitor e ter sua própria biblioteca e a maioria se rende ao vicio e junta até as moedas para completar suas coleções. E não importa se temos livros que não lemos, sempre queremos mais. Estante de leitor é igual coração de mãe: sempre cabe mais um. Vicio? Talvez, mas esse é um vicio muito bom.


  E falando em vicio,  o que falar do cheiro dos livros além de ser viciante? Se você não acha o cheiro de um livro inebriante é porque você nunca cheirou um.



  E claro que sempre tem alguém para atrapalhar nossa leitura.


  Pensando bem, não somos viciados. Podemos parar assim que acabarmos este capitulo, quer dizer esse livro, quero dizer essa coleção ou talvez esses dessa prateleira ou quem sabe os da estante.... OMG, olha esse livro novo....



"Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos." - John Locke

  Os livros nos fazem pensar, questionar, criar, imaginar, inventar, sentir. Os livros nos trazem tantos sentimento. As vezes amor por um personagem; as vezes ódio por outro; tristeza porque um morreu e alegria, pois outro sobreviveu. O mundo literário (principalmente hoje em dia que você tem sorte se seu personagem favorito chegar pelo menos vivo ao fim do livro) é cheio de altos e baixos, idas e vindas, chegadas e partidas, emoções boas e ruins. Livros são como a vida só que com muito mais legal.




"Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados, apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente." - Coração de Tinta

  Terminar um livro é um misto de emoções contraditórias. Você fica feliz, pois soube o fim da história, por todas as aventuras vividas e por todos estarem bem; mas esta triste por se despedir dos seus amigos. Ai vem a famosa depressão pós livro em que você não consegue começar outro, pois ainda está muito apegado ao ultimo. É como o fim daquele passeio incrível com seus melhores amigos ou talvez o fim de um relacionamento.



"Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados. "Amor, verdade, beleza, sabedoria e consolo perante a morte." - Cornelia Funke

  Se você não lê espero que este texto tenha lhe inspirado a começar. Comece devagar com pequenos textos, depois revistas e então livros maiores. Se você é um leitor espero que tenha se identificado e lembrado de todas as incriveis emoções que vivencia através dos livros. Então agora eu deixo vocês, pois vou me juntar a uma missão muito importante com meus amigos de outros planetas. Até breve.
  

24 comentários:

  1. Ai Nami, que post legal! Me lembrou um do Buzzfeed, ainda mais pelos gifs amorzinhos <3
    Realmente ser um/a leitor/a tem suas maravilhosas milhares de vantagens, inclusive ampliar o modo como vemos o mundo, porque a cada livro o mundo é contado de uma maneira diferente, então logo de cara nos abrimos para novas experiências e novos horizontes.
    Mas a maior desvantagem de ser um leitor é querer um livro e não ter dinheiro pra ele, sofro com isso todo dia vendo alguma wishlist literária G_G
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia esse site, entrei e achei muito legal. Que bom que gostou.
      Ser leitora, pra mim, é um dos maiores privilégios que tenho. São tantos mundos para visitar. Mas realmente o pior de ser leitor é você querer um livro e não ter. Mas como tudo na vida isso faz parte assim damos mais valor quando os conseguimos.

      Excluir
  2. Olá, realmente e um dia muito especial, algumas pessoas não encontram o livro certo, do gênero que gostam e por isso dizem que não gostam de ler. Ler é tão bom, o tempo passa e você nem percebe, viaja para outros lugares e algo incrível. Quando eu quero ler em paz, vou para o meu quarto auhsa, porque na sala não dá -q muita coisa para tirar minha concentração. E como a Bia disse acima, a desvantagem é não ter dinheiro para comprar o livro que tanto quer T-T, adorei a postagem >3<
    thewinnterwinds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ver que cada vez mais temos pessoas entrando nesse maravilhoso mundo literário. Uma coisa boa que eu tenho é que eu desligo então a não ser que a pessoa me cutuque ou me grite eu nem percebo. Não ter dinheiro pra livros é realmente o pior. Obrigada Bea

      Excluir
  3. Amei, amei esse post, Namizoca! To quase a fim de repostar igualzinho no meu blog, rs. Mas, plágio né, hahaha. Até me inspirou, vou ver se não escrevo alguma coisa amanhã! E achei que era só eu que gostava de magos da casa da vida C:
    Me identifiquei muito com o texto, tudo o que eu quero é conhecer novas pessoas/mundos... tá certo que as vezes minha mente não é muito criativa e imagina alguns lugares e personagens do mesmo jeito,mas eu tô trabalhando nisso.
    E o que falar então daquele gif dos livros dançantes? #morri
    Beijos ;3

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu Renata. Bem, pode colocar o link lá :D . Escreva sim, é uma data muito importante para ser passada em branco. Eu estou terminando As Cronicas dos Kanes (estou lendo devagar pq nao quero ficar orfã). Eu assisto muitas séries e animes e minha imaginação é bem fertil então eu não tenho esse problema rsrsrsrsrsrs. Eu tive que coloca-lo aqui, é demais

      Excluir
  4. Que post perfeito ♥ Livros são vida! É importante para todos lerem. Não importa quantos livros ruins existam, todos devemos ler. Sempre tem algum livro que será do seu interesse. Como você disse, acredito que não existam pessoas que não gostem de ler, sim pessoas que não encontram seu livro, seu gênero ainda. É legal saber que um objeto tão maravilhoso tenha sua própria data. Afinal, o livro é tipo a TARDIS: nos leva para qualquer lugar em qualquer tempo que tenha escrito nas folhas.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou Karla. A leitura é muito importante, pena que muita gente não liga. Quando eu abro um livro eu me sinto na TARDIS mesmo, vivendo um monte de aventuras em tantos lugares com tantas pessoas diferentes.

      Excluir
  5. Não sei o que dizer. Só sentir.
    Você descreveu TUDO. ~ arrepiada
    Ain, que saudades de livros <3
    Nas férias, eu sou daquelas que come o livro. E acho que essa é a melhor emoção do mundo. Mas quando acaba, a abstinência - um monte de estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui englobar tudo. Eu fiquei pensando que poderia faltar algo. Mas realmente, livros são as melhores coisas do mundo.

      Excluir
  6. Gente, que postagem ótima! Adorei a sua ideia. Enfim, Parabéns e muito obrigada aos livros, por fazerem da minha vida uma coisa completa, com sentido, além de enche-la de aventuras!
    Como eu digo, ser leitor tem muitas vantagens e desvantagens, mas as vantagens são tantas que encobre todo o lado ruim.
    Desde que comecei a ler não parei mais, agradeço a minha mãe por isso. Me tornei uma leitora compulsiva, e também gosto disso. Com livros posso viver quantas vidas quiser, conhecer novos mundos e ainda fazer amigos. Odiar uns aqui, amar outros ali e sem ser julgada por ninguém.
    Alguns fatos sobre nós leitores são totalmente verídicos, no meu caso: eu amo cheiro de livros (como não amar?), sinto dores no corpo por não achar uma posição adequada, provavelmente vá usar óculos, fico totalmente sem dinheiro (mas não sem livro) e ainda aprendi a gostar de chá e uma velha cadeira de balanço ou poltrona (ainda mais quando é reclinável ♥). Sem contar que não fico mais "sem o que fazer" quando acaba internet.
    Enfim, não a nada melhor do que ler um livro!

    Um Abraço, l0nely-star.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Júlia. Livros é uma daquelas coisas que as vantagens nem deixam a gente ver as desvantagens. Cara, cheiro de livros é a melhor coisa que tem, tipo dorga mano. Adorei sua forma ler.

      Excluir
  7. Minha Nossa Senhoraa...Que post mais divo, perfeito,maravilhoso,lindoo, apaixonante, inebriante...Apaixoooneeei demaaais por esse post...É...to sem palavras pra descrever o que eu to sentindo depois de ler tudooo isto...Você acabou comigo apenas isso.
    Parabééééns!!!!!!!!!!!
    Beijão da Lari <33

    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, Larissa, você me mima muito :3
      A ideia era fazer uma homenagem legal para os leitores e se emocionei acho que consegui. Parabens pra vc também *--*

      Excluir
  8. Oi Nami, cheguei! ^~^)/

    Gostaria muito de ter paciência de ler pelo menos 100 páginas, como diz no post, tem que saber escolher o gênero que a pessoa gosta rs
    tipo, os livros que tem a ver com estudo não incentiva a nada para ler o livro. Porém os livros com palavras difíceis são chatas de ler, se for conto de história já é outro assunto... Vc não lê, come livro inteiro kkkk xD

    Eu leio história mais em japones do que português, minha problema é que falta de compreendimento na língua portuguesa. =/ Se o portugues fosse primeira idioma, eu comeria tantos livros hahhaa.

    Tenha uma mania muito esquisita que faço em livros, eu vou pra livraria só pra cheirar a página dos livros. xD que nem o cara ta fazendo no gif. kkkk Tinha um livro lembrava o cheiro de club social kkk

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mie o/ . De avatar novo, adorei. Esse é lindo (até mais bonito que o antigo).
      Exatamente. Eu sou meio CDF ai as vezes eu leio uns livros mais "didaticos", mas nada muito cheio de termos pra la e pra ca senão cansa rápido. Com um linguagem muito formal também cansa.
      É meio complicado ler em outro idioma mesmo, demora pra acostumar. Histórias japonesas são incriveis. Eles tem um diversidade tão legal.
      Eu também tenho essa mania. Aqui na minha cidade não tem livraria, mas tem banca que vende livros ai eu fico lá cheirando pq eu sou meio amiga dos caras que trabalham lá. Também fico comparando os cheiros, então não se preocupe, você é tão estranha quanto eu *----*
      Kiss

      Excluir
  9. Oiie Nami! Como você esta? Nossa estou muito envergonhada, por sumir do blog e não aparecer aqui, eu estava fazendo o seminário de ciências que meu professor passou e também eu fui em um trabalho de campo e eu não pude atualizar o blog e nem consegui comentar em nenhum blog peço desculpas >3< Gente o que falar desse post? Eu super se identifiquei com tudo o que você escreveu, e com as frases também claro u-u Eu posso confirmar aqui que sou uma viciada em livros, já tive tantas vidas, tantos amigos, tantas viagens, tantas historias para contar, tantas brigas emfim já vivi muitas coisas e aprendi só lendo livros. Tem coisas que só um livro pra abrir tua mente, ou fazer você ter uma viajem bem louca (coisa que o filme não te proporciona). Eu pensei que era só eu que tinha esse vicio de cheirar livros, a primeira coisa que faço quando pego, um livro novo e cheira-lo ushau' Todos os livros que eu já li eu fiquei em depressão no final T^T principalmente em As vantagens de ser invisível e Cidades de Papel <3 Emfim eu amo livros e nunca vou deixar de amar uma coisa tão fantástica assim! Recomendo a todos que leia alguma coisa nem que seja um continho pequeno!!
    loves-sugar.blogspot.com.br
    Beeijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ia puxar a sua orelha mesmo, mas eu vou te perdoar por duas coisas: 1. vc estava fazendo uma parada foda e 2. pq eu adoro seu blog.
      Ai eu fico super feliz de vocês terem se identificado. No fim todo leitor é um pouco igual neh? Todo mundo estranho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu sempre digo que o livro é melhor que o filme porque tem tantos detalhes, tantas emoções que não dá pra passar pra tela. Livros são incriveis.
      Beijos o/

      Excluir
  10. Nada melhor do que livros ♥ a minha avó me disse que na época dela a mulher marcada o livro com o papel do chocolate que o homem amado dava, é lindo neh?ç__ç
    Sempre tem algum livro que eu leio em alguma época da minha vida, quando eu tava no inicio da adolescência eu era _viciada_ e tinha todos os livros do Diário da Princesa, esse livro me dá lembranças ótimas *--*

    Kisses ~
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia disso. Tão fofo isso. Devia ser super legal abrir o livro e lembrar da pessoa amada.
      Sempre tem aquele livro marcante neh? Eu nunca li Diario da Princesa, mas eu tenho muita vontade de ler. Otimas leituras pra voce.

      Excluir
  11. Apaixonada, tanto pela sua concepção, quanto pela data comemorativa que me faz brilhar, como também pelas citações ao longo da postagem, cada coisa apaixonante! Estou encantada por essa Cornelia, e assim que sair do seu blog vou procurar saber um pouquinho mais sobre ela.

    E eu concordo: Livros são a minha vida, ou melhor, são mais que isso: são todas as vidas que eu poderia querer viver.

    Beijos e abraços | Blog Soqnunca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sandi. A Cornelia é autora da série Mundo de Tinta que deu origem ao filme Coração de Tinta. Os livro são sobre livros, sobre amantes de livros, sobre escritores, são simplesmente perfeitos. Se você é leitora você vai amar.
      Beijos o/

      Excluir
  12. Adorei sua postagem <3 deu pra sentir sua paixão por livros!! Adorei as frases entre um paragrafo e outro. Super gostoso de ler!
    Beijos!
    enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andressa-desaparecida-da-blogosfera kkkkkkkk
      Que bom que gostou. Essas frases são super lindas. Eu tive que escolher entre um montão que eu gosto. Ah livros :3 sempre inspiradores.

      Excluir