07 outubro 2014

Eu li: As Vantagens de Ser Invisível

Titulo: As Vantagens de Ser Invisível
Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor (a): Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 224
Ano: 1999
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.
"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
- Charlie
  Conheci o livro As Vantagens de Ser Invisível depois de vê um post sobre o filme no facebook. Procurei o filme e assisti e logo ele se transformou em meu favorito. Claro que eu tinha que ler o livro. Eu troquei meu exemplar do Bruxos e Bruxas pelo d'As Vantagens de Ser Invisível da minha onee-chan, por isso ele se tornou ainda mais especial. Eu demorei para lê-lo, mas acho que é porque não queria que terminasse. Claro que posso ler depois, mas nada se compara a primeira vez que lemos nosso livro favorito. Ah e sim, ele se tornou meu favorito. Então posso dizer que minha coisa favorita é As Vantagens de Ser Invisível: filme, livro e a musica Asleep que também é a favorita do Charlie. 
"Apesar de me sentir muito triste, acho que o que realmente me aborrece é não entender o que aconteceu."
- Charlie
  O livro nos conta a história de Charlie através de cartas escrita por ele a um amigo (gosto de pensar que ele as escreve pra mim, assim fica mais especial). Charlie é um menino sensível, tímido e inteligente e logo percebe-mos que sofre de depressão. Ele nos conta sobre seu primeiro ano no colegial e como conhece seus melhores amigo Sam e Patrick. Nos traz os medos e anseios da adolescência, como nos sentimos sozinhos e como nos sentimos infinitos quando achamos alguem que amamos. Charlie nos mostra como é difícil para alguns passar por essa fase da vida de uma forma sincera. Ele apenas está tentando entender quem é, mas acima de tudo o por que das coisas serem como são. E quem não pensa nisso?
"Deixei que o silêncio colocasse as coisas no lugar em que elas deveriam estar."
- Charlie
Os personagens do livro são maravilhosos. Cada um nos retrata um pouco de cada perfil adolescente. Todos são deslocados de alguma forma. Charlie é um garoto depressivo, introvertido e autruista. Ele passa a maior parte do tempo observando e tentando fazer com que as pessoas sejam felizes e ao decorrer do livro ele percebe que precisa participar. Sam é uma "ex-piriguete", digamos assim. É uma garota com personalidade e inteligente, mas que perdeu muito tempo tentando agradar os outros. Patrick é um gay dissimulado como ele mesmo diz. Ele é meu personagem favorito depois de Charlie, me lembra um amigo que tenho e não é só pelo fato dos dois serem gays. Patrick tem um aura que ilumina a todos, sabe como é ser julgado, então não julga ninguém. Alice, Mary Elizabeth e Bob são personagens secundários, mas não deixam de ser originais. Cada um tem uma personalidade própria e todos parecem tão palpáveis, como se pudéssemos encontra-los amanhã na escola.
  Os cenários são os típicos das descobertas da adolescencia. A escola de Charlie; sua casa; o Big Bobs, a lanchonete que sempre vai com Patrick e Sam;  a casa dos amigos; a casa dos parentes; festas. Charlie não nos descreve muito dos lugares a não ser o essencial e o que seja mais importante.
"A melhor coisa sobre Patrick é que, mesmo quando você está num hospital, ele não muda. Ele faz piadas para você se sentir melhor, em vez de fazer perguntas que o fazem se sentir pior."
- Charlie, sobre a visita de Patrick
"Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas. E essa era ótima."
- Charlie 
"A gente aceita o amor que acha que merece."
- Bill
"Eu sei que você tentou. Estou dizendo para tentar de novo."
- Sam
 As Vantagens de Ser Invisível foi o único livro escrito por Stephen Chbosky e eu adoraria que ele tivesse escrito muitos outros. Citando A Culpa é das Estrelas: eu leria até sua lista de compras. Stephen possui poucas obras no currículo, ele criou as séries de TV Brutally Normal (2000) e Jericho (2006) e roteirizou o filme Rent - Os Boêmios (2005) --, Chbosky. Eu li na Veja (leia a entrevista aqui http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/%E2%80%9Cdevemos-aprender-a-respeitar-os-pensamentos-dos-adolescentes%E2%80%9D-diz-stephen-chbosky)  que ele está planejando escrever outro livro que também vai virar filme e eu estou realmente ansiosa por isso. As Vantagens de Ser Invisível é uma obra semi biográfica e pela entrevistas que li o autor fala do mesmo modo que Charlie escreve suas cartas. Eu adorei o modo que ele escreve porque parece sincero. Não tem muito sobre ele na wikipédia nem em outros lugares por ai, mas eu queria que soubesse que foi muito especial para mim ele ter escrito esse livro, e que tenha tudo de bom que a vida puder lhe dar. 
"Então, eu acho que somos o que somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."
- Charlie
"Eu queria dizer que as coisas estão melhores, mas infelizmente isso não é verdade. É duro também, porque as aulas recomeçaram e não posso ir aos lugares que costumava ir. E não pode ser como era antes. E eu ainda não estava pronto para dizer adeus."
- Charlie
 Me identifiquei muito com Charlie, pois temos muito em comum e a forma que ele pensa sobre as coisas ao seu redor me fez gostar ainda mais dele. Esse livro me fez sentir menos sozinha e ter esperança de que as coisas vão melhorar, mesmo que pareça que no momento nada vai ficar bem. Uma vez vi uma frase num clip do Ed Sheeran que a tradução era mais ou menos assim: "Tudo vai ficar bem no final. Se tudo não está bem é porque não é o fim." Acho que ela se aplica bem aqui.
"Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, ou alguém me dissesse o que há de errado comigo. Que me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso passar. E desaparecer. Sei que é errado, porque a responsabilidade é minha, e sei que as coisas pioram antes de melhorarem porque é o que diz meu psiquiatra, mas essa fase pior está grande demais para mim."
- Charlie
"Os três primeiros discursos foram muito parecidos. Todos citaram canções da música pop que tinham alguma coisa a ver com o futuro. (...) E talvez eu esteja sendo parcial, mas quando minha irmã citou uma música pop e falou do futuro, pareceu muito bom."
  Sei que muitas pessoas já o resenharam e algumas pessoas até o tacham como modinha, mas eu queria compartilhar essa obra com vocês porque eu gosto muito dela. Eu escrevi essa resenha a mais de um mês, mas achava que não estava boa o suficiente para falar desse livro tão maravilhoso, mas acho que deu para passar um pouco do que eu queria. E também acho que essa resenha ficou com muitos quotes, mas é que a verdade é que gostaria de colocar o livro todo aqui de tão bom. Bem, espero que leiam o livro e tenham essa experiência incrível. Espero que não demorem, pois eu não acredito que demorei tanto tempo para lê-lo, não acredito que demorei tanto tempo pra descobrir sua existência. Espero que posso se sentir como me sinto agora: Infinita.

34 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro, parece ser fantástico, que bom que conseguiu ler esse livro tão maravilhoso ☜(⌒▽⌒)☞
    Beijos ❤ || Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo. É uma experiencia maravilhosa, espero que tenha a oportunidade logo.

      Excluir
  2. Adoro esse livro, ele me deixa abobada e maravilhada ao mesmo tempo. Adorei as frases que você escolheu dele, são todas lindas!

    primavara-soare.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é lindo mesmo. Te faz pensar e te revela muitas coisas. Se eu pudesse colocava todas as do livros kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Esse livro é muito falado, e dizem que o filme não tem muito haver, é verdade? Enfim, parece um bom livro, quero lê-lo. Gostei da resenha ♥

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo e o filme também. O filme na tem sim suas diferenças diferenças do livro, coisas que eu senti falta. Mas quem adaptou e fez o roteiro do filme foi o próprio autor do livro, então a essência é a mesma. Não acho que nada se perdeu, o filme é tão bom quanto o livro.
      Vale muito a pena Karla.

      Excluir
  4. Oeeeee sumida. Tudo bem?
    Eu amooo o filme, ainda não tiver oportunidade de ler o livro mas quero demaiis. Adorei a sua resenha, o livro parece ser ainda mais perfeito que o filme ~o~.
    Eu não gosto desse pessoal que usa o termo modinha, eu não penso assim, qual o problema de um livro, autor ou banda se tornar sucesso e várias pessoas quererem ler/ouvir, não vejo problema algum nisso, falam o mesmo de A Culpa é das Estrelas e John Green e.e. Adorei a resenha Nami. Beijos.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe o sumiço. Agora eu estou bem sim, dei um tempo pra por a cabeça em ordem sabe? Rsrsrsrsrsrs
      Nossa os dois são demais. São a mesma história com a mesma essencia, mas com algumas diferenças. Nossa, você pensa como eu. Também acho ridiculo essa coisa de ficar dizendo que tudo que faz sucesso é modinha. Acho que quando algo é bom tem de ser reconhecido mesmo. Obrigada pela visita e que bom que gostou.
      Bjs Jéss

      Excluir
    2. -> Mudamos de url, peço que mude nos afiliados também, agora é: http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/ . Beijoos

      Excluir
  5. (SING ME TO SLEEP, SING ME TO SLEEP eu amo essa música ♥♥)
    Já li, e amo esse livro <3 Não vejo a hora de o comprar (li por pdf u-u) Quando eu li, eu ficava tentando me encaixar nessa história; me sentia como o amigo para quem Charlie escrevia *e ficava com vontade de abraçar Charlie, enfim, ser amiga de verdade dele*, mas em vários outros momentos, eu me via como Charlie; não só pelo fato de pensar e pelo jeito que ele encarava as coisas, mas por outras coisas em comum.
    Eu já tentei resenhar ele, mas enfim, eu não consegui fazer a resenha de um jeito digno pra esse livro, pois ele é ótimo e realmente mexeu comigo.
    Adorei a resenha, Nami! E os quotes me fizeram ficar com vontade de reler <3 E de assistir o filme, que é ótimo também!
    Kissus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Aaaaaah surte comigo, também amo)
      Ai que bom que a gente tem tanta coisa em comum u.u
      Eu também fiquei assim no livro, entre o papel de amiga dele. Na hora que ele fica sem amigo como foi minha vontade ir conversar com ele. E muitas vezes de ficar no lugar dele, pois assim como você eu tenho muitas coisas parecidas com ele, quase idênticas.
      Eu fiz a resenha, mas não acho que ficou a altura. Talvez eu escreva mais no futuro. Bem, que bom que gostou dela.
      Ah os quotes foram bem dificeis de escolher, tinha tantos, se bobeasse eu colocava todo o livro no post kkkkkkk
      Ah releia e assista o filme sim. As Vantagens de Ser Invisivel é uma coisa que vale a pena ver e rever, ler e reler....

      Excluir
  6. Ouço falarem muuuito sobre esse filme/livro, e todo mundo só fala bem. Tenho uma curiosidade em lê-lo sim, o tema chama a minha atenção. Gostei da resenha, e quaaantos quotes, hahahah Gostei de todos, e pretendo compra-lo nessa black friday <3
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como falar mal, são perfeitos. Compre e leia sim, você não vai se arrepender. Tem muitos quotes bons, você vai ver quando ler como é dificil escolher poucos

      Excluir
  7. Eu assisti o filme e me apaixonei.
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro.
    Xoxo' ♥

    Não sou uma It | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente achar alguém que tenha e leia. Se você gostou do filme com certeza vai gostar do livro também

      Excluir
  8. Acho que me identifico com você e com o Charlie. Acredito que você colocou essas frases pois se identifica com elas, certo? E se eu dissesse que me identifiquei com todas, de alguma forma?!
    Enfim, eu sou louca para ler esse livro. Minha amiga me deu ele de presente mas eu emprestei para uma outra amiga que ainda não me devolveu (eu não me importo com a demora, só quero que ela leia <3).
    No momento que descobri a existência desse livro, há um ou dois anos atrás, tive vontade de lê-lo pois me identifiquei de uma forma que...nossa, não tenho palavras para descrever.
    Que ótima resenha você fez, lê-la só me deu mais vontade de assistir o filme AVDSI e ler o livro, parece que estou perdendo uma coisa maravilhosa.
    http://u--nshaken.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério? Ai me deu até um negocio aqui agora rsrsrsrsrsrsrs. Foi exatamente por isso, são as que me tocam mais assim.
      O livro é incrivel. Cuidado que ela pode esta demorando porque acabou ler e não quer te devolver kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Assista o filme sim que é mais facil de encontrar e depois quando tiver a oportunidade leia o livro. Tenho a impressão que você vai gostar tanto quanto eu.

      Excluir
  9. Gente, eu li AVDSI e sou apaixonada por ele, é sem dúvidas o meu livro favorito do mundo e eu quero muito mesmo o reler. Mas quando for ler dessa vez eu o comprarei e não pegarei emprestado numa biblioteca, porque eu odeio me apaixonar por um livro e ele não ser meu pra ficar pra sempre comigo me acompanhando nos momentos *u*
    Eu sou apaixonada pelo jeito que o Charlie vê o quesito amizade e pelo jeito tão lindinho que ele trata os amigos com o maior amor do mundo, não tem como não se apaixonar pelo livro <33
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele da vontade de re-le varias vezes neh? O filme eu já assisti umas 10 vezes ou mais. É lindo, não enjoa.
      É legal isso, porque ele sabe como é ruim não ter ninguém, então ele da valor as amizades. Não tem como não se apaixonar mesmo

      Excluir
  10. Esse livro é o meu favorito de todos, fala sobre coisas que muitos autores nem ousariam citar. Melhor livro de todos os tempos <33 <33 <33

    www.excepcionalmente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O Stephen trata de todos os aspectos que um adolescente pode passar. Pra mim também é um dos melhores de todos os tempos

      Excluir
  11. Oiiie Nami!! Pode te chamar assim? usahuas' como você esta? Espero que esteja bem :3 Eu já li o livro e amei <33 Depois que eu li fiquei com a tal ressaca literária, terminei de ler ele em dois dias, e eu me arrependo disso eu deveria ter demorado um pouco mais fiquei com tanta saudades dos personagens *---* Eu queria que todos que leram sentisse o mesmo que eu senti ao decorrer do livro.. Nota 10!!
    Beijos
    loves-sugar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ah pode sim :) Estou legal.
      Eu te entendo Jamilly, eu fiquei apegadíssima pelos personagens também. Eu demorei o maximo possivel. Eu sempre faço isso quando gosto do livro, dá depressão quando acaba kkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu trouxe a resenha por causa disso também. Acho que todo mundo deveria ler esse livro e se sentir infinito

      Excluir
  12. Heeeey Nami!!Gente eu quero muiiito ler As Vantagens De Ser Invisível .Eu ia comprar-lo,mas tenho que ler a serie Intrumentos Mortais.Nunca imaginei que esse livro era tão bom,eu sempre escolho livros pelo "olhou,gostou da capa e da sinopse,leva" e até agora essa tática não me decepcionou.
    Esses quotes que você colocou ai,quer me matar de curiosidade é?Eu quero ver essas frases todas no livro e....sei lá.
    Agora falando da resenha,gente está perfeita,queria fazer um dia uma resenha assim,não sei me expressar muito sobre um livro,coisa e tal,acho que so música ajuda.Se eu soubesse fazer resenhas assim,estava feita.-rs
    Amei tudo
    Beijos
    Ariih|| diario-de-uma-adolencencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ariih :D . Você não vai se arrepender. Ele vive em promoção na Submarino, então esta bem facil de acessar. O preço não esta tão alto, acho que dá pra você compra-lo sem interromper a sua saga. Essa coisa de olhar a capa também funciona pra mim também, mas eu também peço bastante indicação e procuro também sempre ler a sinopse, eu ja vi livros incriveis que não tinha a capa lá essas coisas.
      Ah esses quotes são pra deixar vocês com vontade de ler mesmo. Pra mostrar como o livro pe incrivel.
      Nossa, vocês achou que ficou boa? Eu não me acho muito boa em resenhas, mas essa eu fiz com um pouco mais de sentimento porque o livro é especial. Eu tentei colocar o maximo de mim nela, fiquei muito feliz de saber que ficou boa. Sério, seu elogio me deixou muito feliz.
      Ah e resenha é só ir treinando mesmo, não desista, escreva varias que você vai melhorando. Leio também resenhas de outras pessoas pra ter uma base.

      Excluir
  13. Olá Nami!Tudo bem, querida?
    Eu gosto do título desse livro, julgo pelo título hahaha'
    Tipo, eu baixei a prévia no celular, já que a maioria dos seres humanos estava dizendo que era bom.Me pareceu meio triste ... :/
    Fiquei receosa de ler sua resenha, poderia estragar minha leitura!
    Errado: Você me fez sentir amor pela obra e resolvi comprar o livro mesmo, ler cada partezinha e sentir como vc sentiu ;)
    Beijocas ~3~
    sorrysos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carol. Tudo bom sim.
      Só o titulo é incrivel, neh? Te digo que o livro faz juiz ao titulo. Ele é meio triste porque o Charlie é um menino depressivo, o livro tem um toque melacolico da personalidade do Charlie, mas ele também é um livro cheio de coisas lindas e felizes do adolescencia. Você cresce com o personagem, é incrivel.
      Eu tentei passar o que sentir sem estragar o livro pra ninguém, eu também detesto quando escrevem uma resenha e estragam o livro pra mim. Fico muito feliz em saber que conseguir passar essa sensação pra vocês. Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  14. eu não nunca ouvir falar desse livro, eu acho que estou por fora dos livros atuais rsrs
    Com carinho, Hina || Aishiteru em Contos ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu God, Hina, eu não acredito que você nem nunca ouviu falar. Menina corre pra ler que voce nao sabe o que esta perdendo kkkkkkkk

      Excluir
  15. Já me falaram desse livro antes :D agora tenho +1 motivo para ler, adorei a resenha ♥ eu nem compro livros na verdade kkk a minha irmã é viciada e eu pego os dela :P

    Atéé ^__^
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom mesmo. Fico feliz que tenham gostado da resenha.
      Quem me dera ter uma irmã assim, aproveite em? rsrsrs
      Até

      Excluir
  16. Já tinha ouvido falar muito do livro e lido bastantes resenhas, mas a sua foi a única que me convenceu. Precisamente por você ter escrito bastante e de forma organizada, ter escolhido quotes convincentes e comentado coisas que ainda não vi quase ninguém comentar. Quando lia as resenhas das outras pessoas pensava "é modinha". Com a sua, pensei "tenho de ler" ;) Pronto, acho que é isso, talvez quando terminar o que estou a ler agora vá logo ler esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fiquei super feliz com o seu comentário. Eu fiquei meio receiosa de postar essa resenha, pois estava achando que não estava a altura da obra, mas acho que ela ficou boa. O livro é realmente ótimo, acho que fez tanto sucesso exatamente por ser muito bom. Espero que leia e te faça o bem que me fez.

      Excluir